Tipos de pele: Aprenda como identificar e cuidar corretamente

O verão acabou, mas para muitas pessoas a estação deixou marcas nada agradáveis como manchas, ressecamento e até micoses, devido ao sol, água do mar, suor, entre outras.

A solução é aproveitar o outono para cuidar da pele e deixa-la linda e saudável. Mas para não errar, você conhece bem o seu tipo de pele? Isso é fundamental para investir nos cuidados adequados.

 

Tipos de Pele

 

Pele Normal: Menos frequente dentre todos os tipos de pele, a pele normal apresenta um aspecto rosado, tem textura suave, aveludada e é agradável ao toque, não apresentando imperfeições, ou seja, pouco propensa ao desenvolvimento de espinhas e manchas. Além disso, possui elasticidade ideal e produz gordura natural em quantidade adequada.

Como cuidar: Deve-se utilizar diariamente sabonetes neutros e cremes hidratantes sem óleo. Além disso, deve-se usar protetor solar diariamente nas zonas visíveis do corpo, como rosto e mãos.
Pele Oleosa: Com um aspecto mais brilhante, úmido e espesso, a pele oleosa apresenta poros dilatados, bem maiores do que os outros tipos de pele e também mais escuros, por causa da produção de sebo maior do que o normal. Quem tem este tipo de pele tem mais tendência para desenvolver espinhas, cravos e acne, decorrente do excesso de sol, o estresse ou de uma dieta rica em alimentos com muita gordura.

Como cuidar: é importante aplicar loções de limpeza neutras à base de extratos vegetais de hamamélis, calêndula, hortelã, cânfora e mentol, pois têm propriedades que ajudam a diminuir a inflamação da pele. Deve-se evitar usar maquiagem, pois leva ao entupimento dos orifícios da pele e favorece a formação de cravos.

 

Pele Seca: De todos os tipos de pele é a que requer mais cuidados, devido a tendência para envelhecer mais rapidamente e desenvolver problemas mais sérios. A baixa produção de lipídios faz com que a pele fique áspera, frágil e facilmente irritada, podendo surgir rachaduras e descamação. A pele seca pode ser ter causa genética ou devido a condições ambientais, como, frio, vento ou sol em excesso ou até banhos demorados com água quente. Pessoas com este tipo de pele têm maiores chances de desenvolver rugas e linhas de expressão.

Como cuidar: Deve-se usar cremes hidratantes ou óleos vegetais, como aloe vera ou camomila, adicionando óleo de macadâmia, amêndoas ou de semente de uva para hidratar eficazmente a pele. Além disso, deve-se usar produtos sem álcool, pois o álcool seca ainda mais a pele, tornando-a áspera.

 

Pele Mista: é a combinação entre a pele seca e a pele oleosa, sendo que o aspecto oleoso está na “zona T” (testa, nariz e queixo) e seco nas bochechas e extremidades. É o tipo de pele mais frequente. Tem espessura mais fina, com tendência à descamação e ao surgimento de rugas finas e precoces.

Como cuidar: deve-se usar loções de limpeza na região mais oleosa e cremes hidratantes na restante área.

 

Pele Sensível: é um dos tipos de pele mais frágeis e se torna irritada e inflamada muito facilmente, provocando coceira, machas, ardor e sensação de picadas após aplicação de um novo produto ou a situações de muito calor, frio ou vento.

Como cuidar: Deve-se evitar exposição prolongada ao sol e ao frio, bem como, evitar o uso excessivo de cremes e maquiagem, pois irrita a pele.

 

protetor

 

Outras Dicas:

  • Limpar e hidratar a pele diariamente ajuda a combater problemas como acne, descamação e manchas.
  • Beber 2 litros de água por dia a mantem mais bonita e hidratada, além de ser essencial para o funcionamento de todo o organismo.
  • Usar filtro solar, pois ajudar a prevenir o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Agora com Redulin e seguindo essas dicas, as mulheres decididas terão um corpo com curvas mais definidas e a pele saudável. Fique bem, fique linda!

 

Fonte: Tua Saude, Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia.