Sobrevivendo a TPM com a ajuda de métodos naturais

Todo mês o organismo feminino passa por mudanças hormonais decorrentes da variação dos níveis de estrógeno e progesterona. Toda mulher sabe que as alterações nos hormônios decorrentes do período pré-menstrual podem afetar significativamente o humor, a sensibilidade e algumas funções fisiológicas da mulher.

A Tensão Pré-menstrual (TPM)é caracterizada por um conjunto de sintomas como: inchaço, enxaqueca, irritação, oscilação de humor, compulsão por doces, prisão de ventre, entre outros, podendo variar de mulher para mulher.

Em alguns casos ela é tão severa que pode impedir a mulher de realizar as tarefas do dia-a-dia. Nesses casos procure um ginecologista, ele é o profissional correto para avaliar, diagnosticar e medicar quando necessário.

Contudo, para facilitar o dia a dia das mulheres que sofrem com os sintomas da TPM, separamos algumas dicas de formas naturais para combater o mal estar, como mudanças simples na alimentação e rotina. Confira!

Pratique atividades físicas

Os exercícios físicos fazem bem para o corpo e a mente. Caminhar ou andar de bicicleta, por exemplo, podem diminuir sintomas de tensão e ansiedade devido a liberação de serotonina e endorfina e, também, melhoram a circulação, o que combate o inchaço do período da TPM.

Veja nossas dicas de exercícios que você pode praticar em casa!

Cuide da sua alimentação

Sabemos que uma alimentação equilibrada é o segredo para uma boa saúde, no entanto, investir nos alimentos corretos, como os ricos em magnésio, fará a diferença para aliviar as contrações da famosa cólica menstrual.  Figo, aveia, beterraba, alcachofra, quiabo, abacate e banana, são alguns alimentos ricos no nutriente. Já para reduzir o inchaço, aposte no salmão, azeite de oliva, nozes, castanha e linhaça.

Além destes alimentos, não poderíamos esquecer da água. Fundamental para a hidratação corporal, ela também ajudará a eliminar os líquidos e o sal que geralmente se acumulam durante este período.

Bebidas alcoólicas, café, refrigerantes e outras que contenham cafeína devem ser evitadas, visto que a substância aumenta a irritabilidade e dificulta o sono.

Procure realizar atividades prazerosas

Sair da rotina e evitar discussões pode ser uma ótima forma de mandar a irritabilidade para longe. Procure tirar um dia para você! Durma bem, acorde disposta, faça uma caminhada, vá ao salão de beleza. Sinta prazer nas suas atividades e você com certeza conseguirá fugir do mal humor da TPM.

Se você fica tão irritada que pensa em tomar um calmante, opte pelos naturais, como o chá de camomila, que pode ajudar a reduzir edemas. Já o suco ou chá de maracujá alivia a irritabilidade e ajuda a relaxar. Também recomendamos acrescentar gengibre a estas bebidas. O alimento possui propriedades anti-inflamatórias, que ajuda a reduzir dor de cabeça e cólicas durante a TPM. 

Veja também: Conheça alguns sinais indicativos de desequilíbrio hormonal.

 É importante ter uma orientação médica

Cerca de 5% dos casos de TPM precisam de tratamento com medicamentos. Como não é possível identificar se você faz ou não parte desse grupo de mulheres, o ideal é procurar um ginecologista ou endocrinologista, caso as dicas acima não amenizem os sintomas do período.

 E então, gostou das nossas dicas? Estamos sempre trazendo conteúdos novos para você que é #Redulinda! 🙂 Continue acompanhando o blog da Redulin para mais dicas sobre como manter o bem estar no dia a dia!