Por que você deve fazer musculação depois dos 40 anos

Sabemos que após os 40 anos muita coisa muda no corpo, não é mesmo? Já que é nessa fase que ocorrem as alterações hormonais, tanto para os homens quanto para as mulheres, além da perda de massa muscular e a desaceleração do metabolismo. Porém, é possível prevenir e evitar essas mudanças caso você adote a musculação em seu dia a dia. Saiba mais!

Diminua o risco de sarcopenia

Por mais que praticar exercícios aeróbicos seja mais tentador do que a musculação – como aquela caminhada rápida no parque, é essencial  que você não deixe de lado o treino de força, afinal, é através da musculação que você conseguirá a manutenção da massa muscular e diminuirá os riscos de sarcopenia (perda de massa e força muscular, tão comuns durante o envelhecimento).

Garanta mais disposição e previna lesões

Além de manter a massa muscular, o treino de musculação também te garantirá mais disposição para realizar as atividades do dia a dia e evitará lesões. Pouco tempo depois de começar a praticar a musculação já será possível notar os benefícios, como subir escadas ou carregar as sacolas do supermercado sem se sentir cansada.

Pratique atividade com orientação de um profissioal

É importante ressaltar também sobre a importância de realizar qualquer atividade física com a supervisão e acompanhamento de um profissional da área de educação física, principalmente a musculação, já que a modalidade trabalha com pesos e, se não realizada corretamente, pode causar lesões e machucados no praticante. Por isso, escolha uma academia ou centro esportivo com boa estrutura e faça uma avaliação física antes de dar início aos exercícios.

Lembre-se da alimentação

E para complementar a prática esportiva, uma boa alimentação se faz essencial. O equilíbrio entre gorduras, proteínas, carboidratos, vitaminas e mineiras fará com que os resultados da musculação aparecam mais cedo. E lembre-se de realizar refeições de três em três horas para ajudar no aumento do metabolismo!