Por que temos vontade de comer doces na TPM?

Neste período, muitos sintomas típicos acontecem com as mulheres, e a vontade de mergulhar num pote de brigadeiro é clássica. Mas você sabe o por quê?

 

Na TPM (Tensão Pré Menstrual) ocorre uma queda brusca nos níveis hormonais, os responsáveis pela menstruação. Médicos dizem que há relação entre os hormônios femininos, as substâncias ligadas ao bem estar – endorfina – e os neurotransmissores como a serotonina. Por isto acontece de muitas mulheres ficarem mais bravas ou mal humoradas neste período.

Assim, a compulsão por consumir doces na TPM está relacionada à alteração dos neurotransmissores cerebrais, principalmente serotonina, que gera descontrole do apetite. Com o stress e as mudanças hormonais deste período, é comum e natural as mulheres tentarem se aliviar na ingestão de doces.

No entanto, sabe-se que o consumo exagerado de doces é prejudicial à saúde. O ideal é realizar, mesmo na TPM, exercícios físicos regularmente, pois esta prática alivia o stress e mantém os níveis hormonais mais estáveis, evitando mudanças bruscas no humor e a compulsão por doces.

Ainda assim, caso a vontade de consumir doces esteja gritando dentro de você neste período, o recomendado é optar pelos chocolates meio-amargo, que são excelentes contra ansiedade. Além disso, apostar em frutas doces e iogurtes é uma excelente opção para não passar vontade de doces na TPM e não exagerar no que compromete sua saúde e a dieta.

Para saber quais os benefícios desta tentação para a nossa saúde, quando consumido com moderação, relembre nossa publicação sobre as vantagens do chocolate.