Os mais adequados exercícios para gestantes

hidroginastica-gestantes-beneficios

“Fique em casa”, “Descanse enquanto consegue”, “Não faça esforços”, entre outras são algumas frases típicas ditas para gestantes. Mas muito poucos e poucas sabem que existem exercícios adequados que as futuras mamães podem praticar sem risco nenhum.

Vida mais confortável

Realizar atividades de baixo impacto e confortáveis trazem benefícios saudáveis que tornam a gestação mais confortável. Fortalecimento dos músculos abdominais; melhoras no sono, humor, ansiedade e estresse; e atenuação do inchaço são alguns bons efeitos possíveis com os exercícios.

É claro que os cuidados básicos devem ser tomados. Atividades de alto impacto como jump, corrida intensa, musculação com muito peso e outros devem ser evitados. É claro que, antes de começar, o médico deve ser consultado.

Resultado de imagem para ginástica gestante

Para que as mamães possam continuar movimentando, pensamos em indicar os melhores exercícios. Vamos lá?

  • Hidroginástica: é o exercício mais aconselhável e confortável para as gestantes. A água alivia as dores, melhora a circulação, tranquiliza e deixa tudo mais leve, facilitando a movimentação;
  • Caminhada: nada mais prático e acessível que caminhar. Melhora o fluxo sanguíneo, aumenta a capacidade cardiovascular, tonifica músculos e melhora a resistência às dores. Fora os benefícios, claro, é importante lembrar de fazer tudo da maneira certa: sem muito impacto, em lugares e com roupas confortáveis;
  • Yoga: se engana quem pensa que o yoga traz apenas tranquilidade. Além dessa maior sensação de controle sobre si mesma, essa atividade fortalece músculos, reduz dores, melhora a circulação e dá maior flexibilidade, o que ajuda na adaptação às mudanças corporais;
  • Bicicleta ergométrica: traz os mesmos benefícios das pedaladas tradicionais, mas com maior conforto. Alguns modelos de bicicletas permitem que as gestantes fiquem sentadas, o que leva o esforço apenas para as pernas;
  • Pilates: Assim como o yoga, o pilates contribui muito para a melhora do equilíbrio e da postura, tornando a gestação mais confortável. Também há um aumento seguro da frequência cardíaca, melhora da respiração e maior resistência para músculos da pélvis.

 

Nunca é ruim lembrar: antes de iniciar qualquer atividade, consulte o médico para saber se não existe alguma complicação que você não saiba. Dificilmente haverão complicações, mas não custa garantir, certo?

E para mais dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida, continue acompanhando nosso blog. Estamos sempre procurando informações úteis para você se manter saudável!

 

Com informações de Mundo Boa Forma.