O que é melhor: mel ou açúcar mascavo?

Foto: reprodução

A gente sempre precisa de algo para adoçar nossa rotina, não é? Uma torta, um biscoito, ou até aquele bolinho de fim de semana. Dentro de uma rotina saudável, também é importante se dar liberdade para aproveitar algumas doçuras de vez em quando.

Mas existem as maneiras mais saudáveis de preparar essas delícias. O mel e o açúcar mascavo são os mais saudáveis “adoçantes” naturais que existem. Ambos são produtos praticamente integrais, com muito pouco processamento e que por isso preservam muitos nutrientes. Mas qual é o melhor, mel ou açúcar mascavo?

Essa pergunta você mesma responderá, pensando em suas necessidades. Nosso trabalho nesse texto é apontar as qualidades de cada produto, falando dos nutrientes e, claro, das calorias. Vamos lá?

Mel ou açúcar mascavo: qualquer um dos dois é um ótimo substituto para o açúcar comum  em receitas
Mel ou açúcar mascavo: qualquer um dos dois é um ótimo substituto para o açúcar comum em receitas. Imagem: Reprodução / Guia da Semana.

A principal vantagem do mel está justamente nas calorias e nos carboidratos, aqueles fatores que influenciam em nosso peso. A cada 20 gramas – mais ou menos uma colher de sopa – são aproximadamente 60 calorias e 16g de carboidratos que existem no produto das abelhas. Para ter uma ideia, o açúcar branco comum possui quase 30% a mais de calorias e carboidratos.

Mas o açúcar mascavo fica pouco para trás nesse quesito, sendo mais saudável e menos “gordo” do que o açúcar comum. Seus principais atributos estão nos minerais. Falando do potássio, por exemplo, ele ganha proporcionalmente até da banana!

Ferro, magnésio e cálcio completam a lista de minerais do açúcar mascavo. É impossível negar que suas propriedades nutricionais são realmente boas – se tratando do cálcio, por exemplo, possui quantidades próximas ao leite. A questão é que, sendo açúcar, seu consumo deve sempre ser reduzido, já que a alta quantidade de calorias e o pico de glicose no sangue gerado tanto por ele quanto pelo mel bagunçam o organismo.

Seja mel ou açúcar mascavo o escolhido para sua dieta, o equilíbrio deve sempre ser utilizado. Qualquer um dos dois é muito mais saudável que um produto comum, mas isso não dá carta branca para seu consumo. Por isso, é sempre importante consumir apenas quando necessário.

E aí, gostou das nossas dicas? Nós da Redulin estamos sempre correndo atrás de informações para que sua rotina fique mais saudável e completa! Continue acompanhando nosso blog e fique ligada em nossas atualizações!

Com informações de Saúde.Abril.