Nutrientes super bem vindos para aliviar efeitos da TPM

efeitos da tpm

Aquele período do mês não costuma ser fácil para nenhuma de nós, não é? Mesmo que sejam sintomas naturais, as cólicas e o descontrole do humor podem ser ainda mais constantes e piores se não houver nenhum cuidado com a alimentação. Isso mesmo, existem alimentos e nutrientes capazes de influenciar nos efeitos da TPM.

Irritabilidade, inchaço e fadiga são alguns dos sintomas mais comuns da tensão pré-menstrual. Eles também são os mesmos que podem ser aliviados com a ingestão de certos nutrientes específicos. Hoje vamos falar quais são eles.

Alimentos com cálcio

Bom para os ossos e bom para o humor. Estudos já mostram que a ausência de cálcio pode ter efeitos negativos como mau humor, fome excessiva, inchaços e calafrios. Consumir uma quantidade ideal desse mineral, então, seria garantir que esses efeitos fiquem distantes e, assim, ter um dia a dia mais leve.

E uma maneira boa e deliciosa de garantir mais cálcio para o corpo é o iogurte. Compre qualquer sabor de sua preferência, mas lembre-se de que o melhor mesmo é o iogurte original, e não os outros compostos lácteos – que costumam ser mais líquidos.

Ricos em magnésio

Quinoa, abacate, espinafre, nozes, entre outros alimentos ricos em magnésio possuem especificamente o poder de lutar contra as enxaquecas, que acometem algumas mulheres na TPM. O New York Headache Center, instituto americano dedicado a aliviar os problemas dos diversos tipos de dores de cabeça, já comprovou em um estudo a relação entre a falta de magnésio e a ocorrência de dores de cabeça.

Portanto, para quem a enxaqueca é um efeito comum na TPM, uma ingestão adequada de magnésio é recomendada para evitar os riscos de uma nutrição inadequada.

O poder da cúrcuma

Estudos hoje procuram explorar os efeitos da curcumina, o ingrediente ativo da cúrcuma e o também do curry. Além de seres anti-inflamatórias e antioxidantes, suspeita-se também que propriedades desses alimentos também são capazes de atuar sobre os efeitos físicos e comportamentais da TPM, aliviando-os. Atualmente, estudos procuram explorar essa relação. Não custa testar, não é?

Água

Pode parecer mentira, mas a hidratação também contribui para aliviar certos efeitos da TPM, principalmente o inchaço. A ingestão de água impede concentrações elevadas de sódio e outros sais minerais no corpo responsáveis pela retenção de líquido. Portanto, se você se senteparticularmente inchada nessa época do ano, talvez seja bom rever a quantidade de água que está ingerindo.

E então, gostou das nossas dicas? Qualquer coisa que nos ajude a passar mais tranquilamente por esse período é bem vinda, com certeza. Continue acompanhando o blog da Redulin para mais dicas sobre como manter o bem estar no dia a dia!

Com informações de Mundo Boa Forma.