Combinar alimentos que aceleram o metabolismo com exercícios pode beneficiar – e muito – a dieta!
O metabolismo é, basicamente, o processo do corpo humano de transformar os alimentos que ingerimos em energia. Seu comportamento, contudo, acaba mudando de pessoa para pessoa de acordo com características genéticas, a alimentação, entre outros fatores. Ele é responsável pela facilidade – ou dificuldade – de perder peso.
Ter um metabolismo acelerado significa que que o seu organismo tem uma capacidade de queimar uma maior quantidade de calorias e também menos chances de acumular gordura. Então, é provável que, se você tem facilidade de emagrecer, o seu metabolismo seja rápido.
Mas é importante consultar um nutricionista para ter o veredito final, já que esses profissionais estudam muito sobre o assunto e tem o conhecimento necessário para determinar qual o tipo de metabolismo do seu corpo. Isso porque existem diversos outros fatores que podem explicar emagrecimentos rápidos.
Acelerando o metabolismo
Muito mais benéfico do que uma dieta de vegetais é que ela seja combinada com uma série de exercícios e também um estudo sobre como o seu corpo funciona. Isso porque é possível aumentar a velocidade com que as calorias são gastas – quando troca-se a gordura por massa muscular.
Para incluir na rotina métodos que acelerem o metabolismo, o maior foco precisa ser na alimentação. Nem sempre é fechando a boca que se vai alcançar o emagrecimento mais rápido.
Os alimentos
Os carboidratos, por exemplo, vistos como grandes vilões das dietas, são essenciais para um metabolismo rápido. Eles fornecem combustível aos músculos, sistema nervoso e células do sangue. Os de baixo índice glicêmico como grãos integrais, legumes, frutas e verduras, são amplamente recomendados pois levam mais tempo para serem digeridos – e, com isso, gastam mais energia no processo.
Alimentos como arroz branco, biscoitos e pães, por outro lado, recebem açúcares na produção que retardam o metabolismo. O grupo de maior valor glicêmico é digerido com mais rapidez.
As proteínas ajudam os músculos a serem formados e as calorias consumidas mais rapidamente. Isso porque elas ajudam a diminuir a velocidade de digestão dos carboidratos, ou seja, mais energia é consumida no processo. Contudo, é importante sempre priorizar as proteínas magras, como frango, peixes, ovo, soja e carnes sem muita gordura.
Falando nelas, as gorduras são – ao contrário do que muitos pensam – fundamentais para o nosso metabolismo. Elas ajudam na retardação da digestão do carboidrato e também que a energia seja gasta de forma mais uniforme.
As boas para o organismo ajudam a limpar as artérias e podem ser encontradas em alimentos como castanha-do-pará, de caju, amendoim, nozes, pinhão, pistache, amêndoa e azeite de oliva (o extravirgem!!). As ruins fazem o papel extremamente contrário: entopem as artérias e devem ser evitadas a todo custo! São encontradas em alimentos como a manteiga, o bacon, a linguiça, margarina e chantilly.
Exercícios físicos
Qualquer coisa já serve quando o assunto é exercício físico. Desde pular corda, fazer academia, crossfit, até levar o cachorro para passear, cuidar do jardim e fazer esteira em casa mesmo. O metabolismo é muito influenciado positivamente pelas atividades físicas que exercemos, isso porque com o passar dos anos os músculos encolhem e a gordura passa a ocupar o lugar deles. Para especialistas, a rotina de movimento é responsável por até 50% do sucesso na ativação do organismo.
Rotina
Beber água é outro fator que auxilia muito no aceleramento do organismo. Se ela estiver gelada, então, é melhor ainda, porque o organismo precisa gastar certa quantidade de energia para poder aumentar a temperatura do líquido para 37ºC, que é a temperatura do nosso corpo. A água ajuda a transportar melhor o oxigênio para os músculos.
Dormir mais também melhora tanto a qualidade de vida quanto o aceleramento do metabolismo. Isso acontece porque, ao dormirmos melhor, acordamos com mais disposição para realizar atividades diárias. Além disso, a irritabilidade diminui, por isso não é necessário descontar o nervosismo com doces e guloseimas.
Fique por dentro das novidades e das dicas para uma vida mais saudável aqui no nosso blog!