Estudo mostra qual vegetal pode levar ao ganho de peso

Vegetais e perda de peso - Blog Redulin

Desde pequenas aprendemos que os vegetais são os melhores amigos de um corpo saudável, não é? De fato, uma alimentação rica em vegetais não é nada mal, mas isso não quer dizer que todos, sem exceção, possam ser consumidos sem preocupação com a quantidade.

Analisando dietas

Ao menos é isso que um estudo de 2015 da Universidade de Harvard (T.H. Chan of Public Health School) indica. Aproximadamente 130 mil adultos tiveram suas dietas analisadas por um período de 20 anos. A cada 4 anos os participantes enviaram diários com sua rotina alimentar detalhada para os cientistas, e a cada 2 anos eles também relatavam o seu peso exato.

O objetivo do estudo foi identificar certos alimentos que poderiam causar alterações no peso, tanto para mais quanto para menos. A rotina alimentar dos participantes não foi especial, e ao que tudo indica simulou uma alimentação normal.

Comer ele = comer mais

E quais foram os resultados? Bem, analisando as informações, os pesquisadores encontraram apenas um vegetal que parece estar ligado com o ganho de peso: o milho! Os vegetais rico em amido (o milho é um campeão) são aqueles que mais prejudicam uma dieta que visa a perda de peso. Batatas e ervilhas são outro exemplo desses alimentos.

Isso acontece porque os alimentos com muito amido têm índice glicêmico muito alto, gerando picos de açúcar no sangue constantemente depois de serem consumidos, o que faz com que a pessoa sinta fome novamente depois de pouco tempo.

Vale a pena lembrar que isso não quer dizer que o milho e alimentos semelhantes levarão inconsequentemente ao aumento de peso. O seu consumo em excesso é que trará consequências que vão na contramão da perda de peso e de uma alimentação mais leve.

O estudo dos pesquisadores de Harvard também concluiu que os participantes que consumiram mais vegetais ricos em fibra, como a couve, o feijão e o grão de bico, tinham mais facilidade para a perda de peso. Isso pode acontecer porque alimentos como esses trazem maior saciedade depois de consumidos, justamente por causa das fibras.

E aí, gostou das nossas dicas? Para continuar sabendo de informações que podem ajudar a manter seu corpo saudável, continue acompanhando o blog do Redulin, o seu melhor emagrecedor!

Com informações de Mundo Boa Forma

.