Entenda os sintomas da compulsão alimentar

compulsão

Quando falamos em compulsão alimentar, não nos referimos à uma “gula”, um episódio de aproveitar um bom almoço e comer bastante ou exagerar no fim de semana. Falamos, na verdade, de uma condição que pode trazer grandes prejuízos a longo prazo.

Como comentamos bastante aqui, ter hábitos alimentares ruins podem trazer sérios riscos para a saúde, não apenas excesso de peso. A compulsão alimentar pode ser um episódio de descontrole pontual ou se manifestar diversas vezes, sendo o que se chama de Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica.

Vamos aprender como identificar esse problema?

 

Sentir culpa

Esse sentimento geralmente é um reconhecimento racional de uma atitude impulsiva que foi errada. Se ele vier constantemente após episódios em que você exagerou nas quantidades, pode ser considerado um sintoma.

 

Compensar com comida

Tanto para servir como recompensa ou para se sentir melhor, comer muito depois de episódios emocionais intensos é um sinal de compulsão alimentar.

 

Comer escondido

Querer comer o que quiser mas fazer de tudo para evitar olhares que possam julgar seu comportamento também pode ser um sintoma clássico. A maneira mais conhecida é “assaltar” a geladeira de madrugada para que ninguém possa ver.

 

Comer sem precisar

Aqui é quando a comida para de ser apenas uma maneira de alimentar as funções corporais e passa a ser fonte de prazer para determinados momentos. É normal priorizar alimentos mais gordurosos e açucarados nesses casos.

Image result for banquete

Se sentir mal mas continuar

Aquela sensação de ter exagerado na refeição ocorre por causa da distensão gástrica sofrida pelo estômago. Quando isso é constante após uma refeição, quer dizer com certeza que você foi longe demais.

 

Comer rápido demais

Outro fator que faz parte do diagnóstico. Geralmente acontece porque comer acaba se tornando uma atividade automática, em que a função e o próprio prazer ficam em segundo plano, porque já virou um costume. De qualquer maneira, quem come rápido demais, acaba comendo mais.

 

Portanto, agora que você já conhece os sinais, procure ficar mais atenta. Não custa nada se informar, não é? Para mais informações sobre como ter uma vida saudável, continue acompanhando nosso blog!

 

Com informações de MinhaVida.