É outono! Conheça as frutas da estação

Confira lista com as principais frutas da estação e suas informações nutricionais

O outono marca o comecinho do frio nas regiões mais ao sul do país. Com o frio vem a vontade de comer chocolate e outras tentações calóricas – e a vontade de comer frutas acaba diminuindo. Mas fique atento: é importante se manter na dieta durante os meses de frio, para que no verão o corpo esteja sarado para colocar a roupa de banho! 😉

É fundamental continuar investindo nas frutas, nos legumes e nas verduras, variando as vitaminas que o corpo vai receber. No caso das frutas é altamente recomendado que se aproveite as da estação, para que elas estejam mais saborosas, suculentas e, é claro, mais baratas.

As frutas são essenciais para o bom funcionamento do organismo. São fontes de vitaminas, minerais e muitas fibras, por isso devem ser consumidas todos os dias! O outono facilita esse consumo porque, apesar do frio, traz também muita variedade!

De acordo com a Associação Brasileira de Horticultura (ABH), o outono é quando as hortaliças ficam mais saborosas para o paladar humano. Confira abaixo uma lista com cinco frutas da estação para saborear!

Abacate

O maior destaque desta fruta é que ela é rica em antioxidante glutatinona, que protege as células da oxidação. O abacate é muito rico em gorduras monoinsaturadas, que é aquela encontrada no azeite de oliva – e que são muito benéficas para a saúde cardiovascular porque aumentam o bom colesterol (HDL) e abaixam o ruim (LDL). Também é fonte de zinco, selênio, fibras, ácido fólico, potássio e vitamina E, que combatem os radicais livres. A única ressalva é em relação as calorias do abacate, que chegam a 160 a cada 100g de fruta.

Goiaba

A goiaba é uma fruta com alto teor de licopeno – algo possível de ser constatado graças à sua coloração avermelhada. A substância tem alto poder antioxidante e é boa para a prevenção do câncer de próstata. Sua casca possui pectina, uma fibra que te deixa saciado porque diminui os picos de insulina no sangue e faz a glicose ser absorvida mais lentamente. A vitamina em destaque na goiaba é a C, mas também contém as A e B1, além de ferro, fibras, fósforo e cálcio. Ela também tem baixo valor calórico!

Coco

O coco é uma fonte de gordura monoinsaturada – assim como o abacate – e esse nutriente é o grande responsável pelo sucesso gigante do óleo de coco. Essa gordura não fica acumulada no corpo. Quando ela não é utilizada há a eliminação dela do corpo. É uma fonte importante de potássio, magnésio e vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), vitaminas A e C. A fruta também está na lista das calóricas! São 354 kcal a cada porção de 100g.

A água do coco verde tem elevado teor de cálcio, ferro e magnésio, além de boas doses de açúcar, gordura e fibras.

Figo

O figo é uma fruta muito importante do ponto de vista nutricional para a dieta. É uma fonte de fibras, zinco e algo chamado antocianidina, que é um forte antioxidante que atua na parte estética – evitando a queda do cabelo e fortalecendo as unhas – e também na área da saúde por neutralizar os radicais livres, o que pode favorecer o combate de doenças crônicas como a diabetes. Sua composição também ajuda muito na cicatrização.

Caqui

O caqui também é uma fonte de licopeno! Além disso, possui muita vitamina C e E, cálcio e ferro. Mas para fazer o maior proveito possível do alimento recomenda-se a ingestão in natura ou imediata por meio de um suco. A fruta também possui fibras que ajudam no regulamento do intestino. Também tem betacaroteno, que atua como antioxidante e combate a formação de radicais livres.

 

Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades saudáveis e do mundo fitness!