Dicas para saber a hora de parar de comer

comer-demais

A gula é com certeza uma das maiores inimigas de quem está no processo de perder peso. Quem come muito fora de hora e exagera nas refeições está não só prejudicando a luta por um corpo bonito mas também está agindo contra a saúde.

Isso é ainda mais comum para quem tem uma rotina agitada, sem horário certo para as refeições. Ajustar seus hábitos é difícil, mas não impossível. Separamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa, veja só.

Invista nos alimentos certos

Alguns alimentos não são muito úteis quando a tarefa é nos saciar. Aqueles de carboidratos simples (alimentos muito açucarados, por exemplo) são um desses. Escolher alimentos integrais e/ou com grande quantidades de fibras é uma ótima ideia, porque sua composição contribui para a sensação de saciedade.

Além disso, o correto é investir em pequenas porções de cada vez, pegando pedaços ao invés de partes inteiras. Utilizar pratos e outros recipientes menores para segurar a comida também é uma ideia, já que, acredite ou não, essa diferença de tamanho influencia em quanto comemos.

Hábitos corretos na mesa

Não é apenas o que você come, mas quando e como você come. Aquela velha dica de mastigar bastante e comer devagar é extremamente válida. Isso porque, quando comemos, nosso cérebro demora um certo tempo para processar o que ingerimos e nos dar aquela sensação de saciedade. Por isso, coma aos poucos, pequenas garfadas de cada vez.

Quando você se alimentar, concentre-se na sua comida. Evite distrações como programadas de TV, filmes e etc., e dê atenção ao que está ingerindo. Faça uma refeição completa, com todos os nutrientes, e meça sua fome (não a gula) antes de começar a escolher.

O dia a dia

Na sua rotina diária, algumas estratégias podem te deixar longe de um momento de gula. Uma boa ideia é evitar situações ou alimentos que desencadeiam a fome, como escolher restaurantes por impulso, ir atrás de buffets livres ou passar o tempo comendo besteiras. Claro que você pode se dar o direito de lanches eventuais, mas esses precisam ser saudáveis e dar saciedade.

Qualquer descontentamento do dia a dia não deve ser descontado na comida. Por isso é importante ter tarefas para encher o dia que possam lhe distrair e, quando precisar descontar alguma frustração em algo, que não escolha a comida e a preguiça.

E, acima de tudo, o melhor que você pode fazer é aprender sobre o que você está ingerindo. Ninguém gosta de comer coisas que podem fazer mal, e quanto mais compreensão você tem das características do seu alimento, mais afastada você se mantém deles.

 

E então, gostou das nossas dicas? Para mais, continue acompanhando nosso blog. Você consegue alcançar o corpo que deseja!

 

Com informações de MundoBoaForma.