Dicas de cardápios para uma alimentação com poucas calorias

Dicas para dietas com baixa ingestão de calorias

Já sabemos a principal receita para perda de peso, certo? Gastar mais calorias do que consumimos. Isso não quer dizer que ficaremos nos exercitando como loucas, mas que uma dieta eficiente é com certeza uma grande ajuda. Uma dieta nutritiva e saborosa, claro.

Dieta com ingestão muito baixa de calorias pode ser qualquer uma que garanta entre 800 e 1500 calorias durante os dias. Um dos programas a ser seguido para quem deseja perder peso focando na redução calórica é a chamada dieta das 1300 calorias. Como o nome diz, ela consiste em ter uma alimentação cuidadosa que não ultrapasse esses números.

Cardápios da dieta

Cada organismo tem seu modo de funcionamento e suas necessidades. Quando alguns alimentos são bons para algumas pessoas, para outros podem ser contraindicados.

Abaixo, constam algumas dicas de cardápios genéricos que podem ser seguidos, mas não necessariamente à risca. Servem apenas para dar uma ideia de como pode ser uma dieta com até 1300 calorias. Quando for ao seu médico nutricionista, mostre essas dicas e pergunte o que ele acha.

 

Resultado de imagem para ovos mexidos

 

Opção de cardápio 1

  • Café da manhã: 1 laranja grande e 1 xícara de café com adoçante zero calorias. Total: 88 calorias.
  • Entre café da manhã e almoço: 1 barra de granola aveia e mel e 1 xícara de morangos cortados pela metade. Total: 142 calorias.
  • Almoço: 1 xícara de sopa de tomate, 1 unidade (128 g) de sanduíche natural de peito de peru e salada, 1 xícara de chá verde com adoçante zero calorias e 1 banana grande para a sobremesa. Total: 500 calorias.
  • Entre o almoço e o jantar: 1 maçã grande com 1 colher de sopa de manteiga de amendoim. Total: 204 calorias.
  • Jantar: 100 g de filé de salmão, 1 prato raso (70 g) de salada verde, 3 colheres de sopa de arroz integral cozido e 200 ml de suco de maracujá. Total: 371 calorias.

 

Opção de cardápio 2

  • Café da manhã: 2 ovos mexidos, 1 laranja grande e 1 xícara de café com adoçante zero calorias. Total: 287 calorias.
  • Entre café da manhã e almoço: 1 potinho de 200 ml de iogurte natural. Total: 116 calorias.
  • Almoço: 1 unidade (140 g) de sanduíche natural de frango com milho, 200 ml de água de coco e 1 xícara de melancia em cubos de sobremesa. Total: 364 calorias.
  • Entre o almoço e o jantar: 1 xícara de amoras e 7 unidades de bolachinha integral. Total: 149,5 calorias.
  • Jantar: 1 xícara de camarão grelhado, 4 colheres de sopa de arroz integral, 100 g de grão-de-bico cozido e 200 ml de suco de melão. Total: 391 calorias.

 

Opção de cardápio 3

  • Café da manhã: 1 unidade de pão francês sem miolo com 1 colher de sopa de requeijão light e 200 ml de suco de laranja natural. Total: 222 calorias.
  • Entre café da manhã e almoço: 4 bolachinhas de arroz orgânicas e 200 ml de leite desnatado. Total: 212 calorias.
  • Almoço: 1 xícara de macarrão integral cozido com ½ xícara de molho de tomate, 100 g de contrafilé e 1 xícara de cenoura ralada. Total: 397 calorias.
  • Entre o almoço e o jantar: 1 xícara de morango em purê. Total: 74 calorias.
  • Jantar: 1 concha de feijão carioca cozido, 1 pedaço médio de frango grelhado sem a pele, 100 g de batata doce assada com a casca e 1 xícara de couve refogada. Total: 404 calorias.

Cuidados necessários

Como a maioria das pessoas costuma consumir mais de 2000 calorias durante o dia, qualquer valor que garanta uma restrição de mais de 700kcal diariamente já precisa de alguns bons cuidados.

O primeiro deles é, antes de iniciar a dieta, garantir um horário marcado com seu médico, para verificar se não existem impedimentos para entrar numa rotina alimentar como essa. Uma grande restrição alimentar, quando não indicada pode trazer prejuízos como fadiga, prisão de ventre, náusea, diarreia, entre outros.

Uma consulta com o profissional da saúde vai tirar todos os riscos do caminho. Ele vai indicar o tempo pelo qual a dieta pode ser seguida, alimentos que devem ser priorizados e nunca deixados de lado, como não perder os resultados após o término do programa alimentar, entre outros fatores importantes. Portanto, não inicie nada antes de ter todas as informações que você precisa.

 

Para quem está no caminho da perda de peso, um grande amigo para atingir esse objetivo é o nosso Redulin. Energia e disposição para o dia a dia não faltam, e ainda sobra ânimo para os exercícios físicos. Conheça mais sobre nosso emagrecedor aqui.