Descubra qual hábito noturno pode aumentar os riscos do câncer de mama

Hábitos que facilitam o aparecimento do câncer de mama. Foto - reprodução - Lab. Oswaldo Cruz

Hoje falaremos de um assunto delicado, porém bem importante. Já faz tempo que o câncer de mama é levado extremamente a sério no Brasil, movimentado grupos, campanhas, passeatas e até um mês de conscientização, o Outubro Rosa. Em 2016, a doença foi identificada entre quase 60 mil mulheres apenas no Brasil.

Procurando identificar fatores que pudessem reduzir o número de vítimas no mundo todo, a Universidade de Harvard realizou um estudo que durou mais de vinte anos e envolveu quase 110 mil mulheres. Os dados levantados entre 1989 e 2013 apontaram para um fator que pudesse estar relacionado ao desenvolvimento da doença: a exposição à luz artificial.

Sim, de acordo com os pesquisadores, a exposição a luzes artificiais depois do pôr-do-sol poderia facilitar o aparecimento do câncer de mama. Os resultados apontaram nesse sentido depois que os cientistas perceberam que as voluntárias de regiões com maior luminosidade noturna ou que trabalhavam como enfermeiras pela madrugada eram até 14% mais propensas a doença em comparação com as outras mulheres.

O sentido dessa relação tem seus motivos. A principal hipótese começa no fato de que a exposição cotidiana a esse tipo de iluminação depois do pôr-do-sol (quando ela não é “natural”) prejudicaria o nosso relógio biológico e, assim, alteraria os níveis de estrogênio e progesterona, os hormônios sexuais femininos. Acontece que já se sabe que esses hormônios, quando em excesso, estão relacionados ao aparecimento de tumores.

É claro que são necessárias mais pesquisas para confirmar essa hipótese e até suas reais causas, principalmente porque ainda existem informações um pouco nebulosas. Por exemplo, a relação entre luminosidade artificial e a ocorrência do câncer só existiu nas mulheres já foram fumantes ou eram durante o estudo ou que estavam na pré-menopausa. E ainda não se sabe por que essas coisas estão ligadas.

 

Aqui no blog do Redulin também gostamos de trazer informações importantes para a saúde da mulher. Afinal, não basta ter um corpo do qual você se orgulhe, ele também precisa ser saudável para você poder aproveita-lo por muito tempo! Nos acompanhe por aqui e fique bem informada!