Conheça alguns sinais indicativos de desequilíbrio hormonal

estresse

Naturalmente, nosso corpo passa por momentos que causam desequilíbrios hormonais e alguns desconfortos. Menopausa, ciclo menstrual, gravidez e o próprio uso da pílula anticoncepcional são alguns deles

Nosso psicológico e disposição física com certeza sofrem quando passamos por eles, não é? Quando sentimos qualquer coisa parecida sem ser um desses motivos naturais, quer dizer que existe algo errado. Mas é claro que podemos identificar e achar as causas para esses probleminhas.

 

Sintomas mais comuns

É comum que os mesmos desconfortos de um período menstrual saudável aconteçam em caso de desequilíbrio hormonal, mas, claro, fora da época em que eles são comuns. Aparecimento de acne, mudanças constantes de humor e dores de cabeça são sintomas bem convencionais.

Mas não é só isso. Sintomas da menopausa como perda de libido e ressecamento da região íntima também são comuns em alguns casos. Quando os níveis de estrogênio e progesterona – os hormônios femininos – estão desregulados é comum que a mulher também sinta privação de sono, constante sensação de fome e sensibilidade maior nos seios.

As principais causas

Não são tão específicas ou muito fáceis de identificar sem a ajuda de um médico. Os fatores que causam o desequilíbrio podem passar por predisposição familiar, má rotina alimentar ou fortes estresses emocionais.

Quando se trata de uma herança genética, geralmente o problema se relaciona a um problema na glândula tireoide que pode fazer com que ela produza mais (hipotiroidismo) ou menos hormônios (hipertiroidismo), gerando consequências para o corpo todo.

Não podemos esquecer também que nossos hábitos influenciam nosso organismo. Os prejuízos que uma má alimentação gera podem levar a uma resistência à insulina, que então cria disfunções metabólicas.

O estresse e os problemas emocionais costumam ser a principal causa de desequilíbrios hormonais. Uma rotina prejudicial e o estresse que isso traz faz com que certas substâncias tóxicas sejam liberadas em excesso no organismo, como o cortisol, que pode levar a problemas de peso, sono, alimentação, etc.

O que fazer

Quando você identifica qualquer um desses sintomas e reconhece as causas, é muito importante visitar um médico para identificar o que você precisa evitar e mudar em sua rotina.

Mas para começar, conhecimento é tudo. Então, essas dicas são super importantes para quem está tendo sensações estranhas em seu corpo e não sabe de onde venham. Nós da equipe Redulin queremos ver você sempre saudável e melhor! Cuide-se, garota!

 

Com informações de MelhorComSaúde.