Conheça a relação entre a gordura abdominal e as chances de desenvolver câncer

Não é novidade que excesso de gordura corporal pode levar à uma série de complicações de saúde. Sim, não falamos apenas de prejuízos para a aparência e as curvas do corpo, mas de algo mais importante. Afinal, problemas cardiovasculares, por exemplo, geralmente têm sua origem nos índices de gordura do corpo.

Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, procurou identificar problemas mais sérios que podem ser causados pelo excesso de gordura na região mais incômoda, a do abdômen. De acordo com eles, existe uma relação entre a gordura abdominal e o desenvolvimento de tumores.

Logo abaixo da pele na região do abdômen existe a camada de gordura subcutânea. Quando está em excesso no corpo, ela não é tão nociva à saúde, apenas cria aquele famoso efeito flácido (que tanto incomoda). Já a gordura visceral, aquela mais profunda que fica entre os órgãos e deixa o corpo mais inchado e duro, ela sim é bem perigosa.

O estudo realizado descobriu que quando a presença da gordura visceral é grande, existe maior chance de crescimento de fibroblastos-2. Essas proteínas de nome difícil estimulam certas células, aumentando a chance de se transformarem em tumores.

Em outras palavras, os cientistas descobriram que a gordura abdominal visceral aumenta as chances de desenvolvimento de células cancerígenas. Mais motivos para evitar a presença da famosa barriguinha e melhorar a alimentação, não é?

Como foi realizada a pesquisa

O estudo foi conduzido utilizando animais e também tecido adiposo extraído de mulheres submetidas à histerectomia (remoção de parte ou totalidade do útero).

Verificou-se nos animais utilizados que mais gordura visceral significava mais fator de crescimento dos fibroplastos-2. O tecido adiposo coletado das mulheres foi transferido para os animais e com isso os pesquisadores observaram que, quanto mais fibroplastos-2, maior a presença das celulares cancerosas.

Melhore a rotina, melhore a saúde!

Hoje em dia, sabemos que não é fácil manter uma rotina saudável que contribua para deixar o corpo distante de complicações de saúde. Por isso, sabemos que o Redulin pode ajudar e muito a manter você ativa, disposta e animada durante todo o dia, pronta para realizar exercícios e ter uma rotina saudável. Ter saúde depende de você acima de tudo!

 

Com informações de Saúde Abril.