CONFIRA OS BENEFÍCIOS DA BANANA VERDE

Produzida na maioria dos países tropicais, a banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo o Brasil como o segundo maior produtor e primeiro consumidor mundial. A banana apresenta boas quantidades de minerais, que pouco variam com a maturação da fruta, sendo sempre um pouco maior nas bananas verdes. Os minerais que mais se destacam é o potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio. Quanto às vitaminas, as que mais chamam atenção são a A, C e complexo B.

Além de vitaminas e minerais, a banana verde destaca-se por ter em sua composição Amido Resistente (AR). O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, sendo que este não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa intestinal que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas.

Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarreia e constipação e previne o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.Além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde também é considerada um alimento de baixo índice glicêmico. Os estudos indicam que o consumo de amido resistente atua na redução do colesterol pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.

RECEITA DA BIOMASSA DE BANANA VERDE

INGREDIENTES

• Bananas Verdes
• Água suficiente para cobrir a panela de pressão

MODO DE PREPARO:

• Destaque uma banana da outra, mas sem deixar abrir a casca e nem retirar a ponta. Ou seja, toda a parte interna da banana tem que continuar completamente envolta pela casca.
• Lave cada uma das bananas com uma esponja e detergente.
• Ajeite as bananas dentro de uma panela de pressão e cubra as bananas com água fervente. Leve ao fogo.
• DICA: Se você estiver usando banana da terra (que é a melhor nesse caso), conte dez minutos a partir do início da pressão da panela. Desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha. Agora, se você for usar qualquer outro tipo de banana, quando a panela pegar pressão você já desliga e deixa que a pressão saia sozinha.
• Quando a panela esfriar, abra e jogue a água fora, descasque as bananas e jogue fora as cascas.
• Retire as polpas das bananas e coloque dentro de um processador ou liquidificador.
• Ferva de 50 a 100 ml de água e adicione aos poucos enquanto você processa as bananas, apenas para chegar na consistência desejada.
• Coloque em um pote hermeticamente fechado e guarde por até uma semana na geladeira.

Fonte:

http://www.icouldkillfordessert.com.br/receitas/receitas-naturais-e-saudaveis-por-bombom/biomassa-de-banana-verde/

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/1725-os-poderes-da-banana-verde