Alimentos saudáveis que combatem a ansiedade

alimentos

 A ansiedade no nosso dia-a-dia, seja por uma rotina corrida no trabalho ou por problemas pessoais, acarreta em uma mistura de emoções e prejudica nossa saúde. Muitas pessoas sofrem com ansiedade e por vezes pensam em encontrar uma saída em alimentos prejudiciais à saúde, como comidas gordurosas, frituras, e doces. Uma espécie de “compensação”, que pode fazer muito mal à saúde.

 

Por isso separamos alguns alimentos que são verdadeiros aliados no combate à ansiedade para você consumir sem culpa, e sem abrir mão de uma alimentação balanceada e saudável. Muitos alimentos possuem vitaminas e aminoácidos que promovem a liberação de hormônios contra o estresse. Conheça:

 

– Frutas cítricas: a vitamina C destas frutas diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade. Promove o bom funcionamento do sistema nervoso, aumentando a sensação de bem-estar. A nutricionista Rosana Farah, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade, ressalta que nos momentos de ansiedade e estresse, perdemos muitos minerais e vitaminas como a C, sendo importante então suprir esta carência.

 

– Leite e derivados magros: contêm triptofano, aminoácido que alivia os sintomas da ansiedade. Além disso, esse aminoácido aumenta a produção de setotonina, o hormônio da felicidade, auxiliando no relaxamento do organismo, segunda a nutriticionista.

 

– Banana: também possui triptofano, que alivia os sintomas da ansiedade e aumenta a produção do hormônio da felicidade. Por isto a banana é considerada uma forte aliada na luta contra a depressão também, conforme um estudo do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas.

 

– Peixes: além de ricos em triptofano, possuem outras vitaminas e aminoácidos que regulam fisiologicamente os níveis de ansiedade.

 

– Espinafre: alimento rico em ácido fólico, um potente antidepressivo natural.

 

– Chás: de camomila, maracujá e melissa são verdadeiros aliados para o combate à ansiedade.

 

Combater a ansiedade é prezar pela mente saudável em um corpo saudável, e muitos alimentos são fontes naturais para te auxiliar.