Alimentação para manter os cabelos saudáveis

Alimentação para cabelos saudáveis - redulin

Poucas coisas são mais gostosas do que olhar no espelho e perceber um cabelo lindo, sedoso e forte, não é? Mas isso não é uma questão de sorte ou apenas de estética, e sim um resultado de uma alimentação adequada. Muito poucas meninas sabem, mas nutrientes ideais são o combustível para fios maravilhosos.

Nesse texto, falaremos sobre as consequências da falta de alguns minerais, vitaminas e outros nutrientes para a saúde do cabelo. Vamos lá?

O que não pode faltar

Curiosamente, os passos que levam a cabelos saudáveis são os mesmos que também levam a um corpo com a saúde “em dia”. Nesse sentido, você pode confiar que seus fios estarão mostrando para você como se encontra seu organismo.

Minerais como cálcio, zinco, manganês e silício são indispensáveis. Por quê? A falta de cálcio tornará o cabelo frágil e quebradiço, enquanto a carência de zinco trará, além da fraqueza, a falta de brilho. Já a carência de manganês tem uma consequência direta, a queda de cabelo. O silício tem a função de trazer “vida” para os fios, evitar que fiquem envelhecidos e descamados.

 

 

Quanto aos nutrientes, vamos aqui elaborar uma listinha do que não pode faltar:

  • Proteínas: na forma de queratina, a proteína é praticamente a matéria-prima de cada fio de cabelo, responsável por cerca de 85% de sua composição. Nesse sentido, é indispensável sua ingestão para a saúde dos fios. Proteínas podem vir de diversas fontes como carnes, produtos lácteos, ovos, legumes, nozes, grãos e cereais;
  • Ferro: essencial para o crescimento saudável dos fios, porque participa da nutrição dos folículos capilares. O ferro pode ser encontrado em carnes vermelhas e brancas, além do feijão, brócolis, espinafre, couve e agrião;
  • Zinco e selênio: além de contribuir para a força e brilho dos cabelos, esses minerais também atuam no fortalecimento do couro cabeludo. São encontrados em cereais e grãos integrais, além de carnes, ovos e frutos do mar;
  • Vitamina B: também chamada de biotina, a vitamina B também contribui para a força dos fios. Sua carência fará com que fiquem quebradiços, facilitando sua queda. Pode ser encontrada em cereais integrais, gema de ovos, soja, leveduras.
  • Vitamina A: a ausência da vitamina A é conhecida por provocar o ressecamento do couro cabeludo e, consequentemente, dos fios. Esse nutriente contribui para a hidratação adequada e uniforme do cabelo. É encontrada nos alimentos de origem animal e frutas e vegetais de cor amarela, como cenoura, abóbora, batata, etc.

 

Como falamos, cabelos bonitos não são resultados apenas de apelos estéticos, mas de um investimento geral na saúde. O aspecto dos cabelos também traduzem como o próprio organismo está se cuidando. Por fim, garantimos que nossas dicas irão contribuir para deixar seus fios ainda mais bonitos e fortes.

 

Quer mais dicas sobre como se manter bonita e saudável? Continue acompanhando o blog da Redulin! Semanalmente trazemos informações úteis para deixar você cada vez mais perto do seu corpo ideal. Vamos lá!

 

 

Com informações de Mundo Boa Forma.