A perda localizada funciona?

Eficiência da perda localizada - Redulin

Meninas que estão procurando perder peso já devem ter ouvido frases como “Pra perder barriga é só fazer abdominal!” ou “Faz agachamento que o bumbum fica durinho!” e coisas do tipo. Será que é possível deixar uma região do corpo definida fazendo exercícios só para ela?

Exercícios localizados funcionam?

A perda localizada é a prática de exercícios que estimula um lugar específico do corpo para a perda de gordura. Muitas investem nisso acreditando que focar só na parte do corpo que querem diminuir é mais eficiente que fazer exercícios gerais. Mas tudo indica que essa prática não funciona.

Um estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research, uma publicação americana sobre saúde do corpo, mostrou que exercícios abdominais constantes durantes seis semanas não foram suficientes para reduzir as medidas das cinturas dos participantes.

Outra pesquisa semelhante verificou que a prática da perda localizada pode ser eficiente para aumentar a massa muscular localizada, ou seja, ou fortalecer os músculos da região. Mas não é o suficiente para a perda de gordura.

Isso acontece porque, para perder peso, o que conta não é focar em regiões em específicas, mas como o seu corpo responde aos exercícios de modo geral. Algumas regiões como o abdômen, tórax e braços possuem regiões de gordura mais metabolicamente ativas, que respondem mais facilmente aos exercícios.

Quem diz isso é Arthur Weltman, professor de medicina e presidente do departamento de cinesiologia da Universidade da Virgínia. Ele comenta que os exercícios de modo geral liberam hormônios que contribuem para a perda de gordura em regiões metabolicamente ativas, ou seja, aquelas que são afetadas com mais facilidade pelos exercícios.

É por isso que para perder barriga e deixar o bumbum durinho, exercícios localizados com certeza ajudam, mas não bastam. O ideal é uma combinação entre exercícios ativam o corpo como um todo, agitando o metabolismo e fazendo funcionar o maior número de músculos possíveis. Combinar um treino aeróbio com outro de resistência, além de seguir uma dieta equilibrada, é a melhor receita para a queima de gordura generalizada.

Resultado de imagem para aeróbio

E aí, gostou das nossas dicas? Sabemos que perder peso não é tarefa fácil, mas qualquer informação é bem vinda. E você também pode sempre contar com a ajuda do nosso querido Redulin! Com ele, disposição e energia não faltam para investir em uma rotina saudável e ativa.