PELE SAUDÁVEL: CONHEÇA ALIMENTOS QUE FAZEM BEM A PELE

“Você é o que você come!” A frase, defendida pelos nutricionistas, define bem a importância da alimentação para o funcionamento do nosso corpo. Com a pele não é diferente. Pelo contrário, é a parte do corpo que mais transparece os efeitos do que se come. Assim, são necessários vários cuidados diários para cuidar da parte mais exposta do nosso corpo. Por isso, fizemos uma lista com os melhores alimentos e outras dicas para ajudar a conservar uma pele saudável.

Alimentos e nutrientes essenciais para uma pele saudável

  • Água: Com uma hidratação adequada, o corpo elimina melhor suas toxinas. Ter uma pele hidratada é essencial para ter a oleosidade equilibrada. O ideal é consumir dois litros de água por dia.
  • Iogurte: O iogurte é fonte de vitamina B2, que auxilia na renovação celular, e rico em probióticos, o que contribui para um bom funcionamento do intestino, órgão essencial para a eliminação das toxinas. Esses nutrientes ajudam a deixar a pele mais limpa e saudável.

Receita de iogurte Natural Caseiro

nutridirect-receita-iogurte-caseiro

Ingredientes

2 litros de leite integral

1 pote de iogurte natural (sem sabor)

4 colheres (de sopa) de leite em pó

Modo de Preparo

Ferva o leite e deixe esfriar (até ficar um pouco mais quente que o morno). Depois abra o pote de iogurte e mexa bem. Despeje o iogurte no leite e misture muito bem, acrescente o leite em pó e misture novamente. Coloque uma tampa e cubra.

Depois coloque ele deste mesmo jeito, todo coberto, dentro do forno (desligado). Deixe lá por cerca de 6 horas. Passado esse tempo, abra e veja se o iogurte já está pronto. Leve para gelar e é só consumir.

nutridirect-vitamina-c

  • Vitamina C: Essa vitamina é responsável pela manutenção das fibras de colágeno. Ela ainda fortalece a imunidade do corpo e protege a pele das radiações solares. Suas principais fontes são: laranjas, limões, mamão e acerola.
  • Banana: A banana é rica em nutrientes como, açúcares e sais minerais, principalmente cálcio, potássio, fósforo e ferro e vitaminas A, B1, B2 e C. A banana é ótima para revitalizar a pele cansada, sendo uma boa escolha para a prevenção das rugas.
  • Abacate: Essa fruta é uma fonte rica de óleos essenciais e vitaminas do complexo B, o que ajuda a manter a pele hidratada. Não abuse do abacate, pois ele é um tanto quanto calórico. O recomendado é ingerir meio abacate por dia.
  • Linhaça: A linhaça é a maior fonte natural de Ômega 3, essencial para a hidratação da pele. Assim, seu consumo regular deixa sua pele mais hidratada, suave e macia.
  • Beterraba: Contém vitamina A, B1, B2, C, e ainda  potássio, sódio, cálcio e ferro. Ela possui ação antioxidante, o que evita o envelhecimento precoce da sua pele.

Suco de Beterraba, pepino e cenoura

Ingredientes:

2 cenouras

1/2 pepino

1/2 beterraba

250 ml de água

Como fazer:

Corte em fatia todos os ingredientes, acrescente a água e bata tudo no liquidificador. Coe e beba o suco imediatamente. Tome de um a dois copos por dia.

nutridirect-suco

  • Pepino: O pepino é recomendado para hidratar, reparar e trazer vitalidade à pele. Suas vitaminas A, C e E fazem com que ele seja ótimo para rejuvenescer e reduzir as rugas. O pepino também é muito usado parasuavizar as olheiras.
  • Castanha do Pará: Ingerir uma castanha do Pará por dia ajuda a combater o envelhecimento precoce da sua pele, pois ela serve como importante antioxidante para o rejuvenescimento celular.
  • Colágeno: O colágeno é um tipo de proteína e uma de suas funções essenciais é formar as fibras que dão sustento à pele, assim ele é responsável por deixar a pele firme. Apesar de ser produzida naturalmente pelo nosso corpo, essa proteína também pode ser encontrada em alimentos como: Gelatina (principalmente a incolor), o peixe, as carnes magras e o ovo, ou em cápsulas.

Evite

Evite ao máximo alimentos industrializados, como lanches de fast food, pois eles fazem mal não somente para a sua pele como para sua saúde no geral. Se possível, exclua-os da sua alimentação.

Contra a acne

nutridirect-acne

A acne é o terror de muitos brasileiros, principalmente os adolescentes. Inevitavelmente, uma boa alimentação está intensamente ligada à melhora das acnes.

Para sua melhora, é recomendado diminuir o açúcar e aumentar o consumo de gorduras boas presente no salmão, atum, sardinha e linhaça. Isso faz com que sua pele equilibre a sua oleosidade e diminua a inflamação das espinhas.

A acne é o terror de muitos brasileiros, principalmente os adolescentes. Inevitavelmente, uma boa alimentação está intensamente ligada à melhora das acnes.

Para sua melhora, é recomendado diminuir o açúcar e aumentar o consumo de gorduras boas presente no salmão, atum, sardinha e linhaça. Isso faz com que sua pele equilibre a sua oleosidade e diminua a inflamação das espinhas.

A vitamina E é uma ótima aliada ao combate a acne, pois é rica em antioxidantes e atua na regulação hormonal. Ela pode ser encontrada em alimentos como: batata-doce, nozes, azeite de oliva, sementes de girassol, abacate, brócolis e folhas verdes.

Conservar a sua pele não é apenas uma questão de estética, principalmente uma questão de saúde. Seus cuidados devem ir além de uma boa alimentação, não esquecendo do uso regular de protetor solar. Para as mulheres, também é importante retirar a maquiagem diária e suas impurezas antes de dormir.

E você, quais são seus cuidados com a pele? Deixe seu comentário.